quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tres pinchos y dos copas de vino

Eu tinha prometido para mim mesma (e para Bete) que meu próximo post seria sobre a vitória da Espanha na Copa. Baixei as fotos e vídeos da festa da vitória para por no blog, pensei sobre o que queria escrever e até no fio lógico da coisa e me visualizei escrevendo no trem entre Madrid e Zumarraga (no País Basco), numa viagem de 4 horas e meia.

Eis que estou aqui escrevendo, Mas de outro assunto. Não tem jeito, escrever para mim é visceral (não que viver a Espanha ganhar não tenha sido), mas tem que dar o click e combinar com um momento de relativa tranqüilidade (o que não tem rolado nos últimos dias, já que o ritmo anda intenso por aqui).

Fora que no trem, dormi duas horas, vi o filme que passaram e admirei a paisagem pela janela... Nada de escrever...

Estou em Oñati, um pueblito no País Basco. Vim para o Instituto Internacional de Sociologia Jurídica (IISJ - http://www.iisj.net/?sesion=1). Seguindo as dicas do querido Faria (meu orientador) e da Mariana...

O IISJ tem uma biblioteca incrível de sociologia jurídica, com um acervo super rico e difícil de encontrar. Vou estudar um pouco e levantar bibliografia para levar de volta pro Brasil.

E o fato é que Oñati é encantadora... Uma cidadezinha medieval, cuja estrada passa por uma serra linda e muito verde (estava com saudade de ver uma imensidão verde e não tinha me dado conta). E as pessoas são muito simpáticas por aqui. A história de que os Bascos são meio ogros, até agora, não colou.

Cheguei a Zumarraga e estava tomando um café enquanto esperava o busão. Passou um ônibus e eu saí desesperada, correndo, para ver se era o meu, mas não deu tempo de perguntar pro motorista... Daí perguntei para dois rapazes que estavam no ponto se era o que ia para Oñati, e eles me disseram que não e que também iam para lá. Me tranqüilizei. Enquanto esperava, dois senhores espanhóis me perguntavam se era ali o ponto para o Oñati e engrenaram a maior conversação ( e lógico, sempre me perguntam se sou argentina... o xoxoxo do meu acento uruguaio tá sempre aí...)...

Cheguei em Oñati, depois do ônibus inteiro me explicar como chegar na residência de estudantes.

No hall de a da residência, um envelope com todas as orientações possíveis. Numa casa antiga, medieval, com um quarto tranqüilo e aconchegante.

Saí para comer. Rolou a perdida básica inicial, da chegada em qualquer local diferente. Mas que, com o mapa na mão, logo foi superada.

Já era tarde e os restaurantes já não serviam mais o menu do dia (o esplendido “primero y segundo platos, café o postre, bebida y pan incluídos", por 10 euros). Achei um lugarzinho em que me prepararam um prato de lomo com jamón y queso, com ensalada de tomates, cebolla y aspárragos... que quase morri de tão bom...

Cheguei no IISJ. Incrível. Me apresentaram para toda a equipe e na biblioteca já fiz uma busca inicial de muita coisa bacana. A biblioteca fechou, saí e fui nadar. Sim: nadar. Tem um centro esportivo com uma piscina incrível.... Voltei pra residência e fui comer.

Entrei numa taberninha bem típica. Cheia de tiozinhos no balcão. O chão cheio de guardanapos e bitucas de cigarro, como todo bar espanhol. Queria comer. E me servuram um pincho de chorizo e outro de ensaladilla rusa... divinos... e duas copas de vinho. A atmosfera local era tão acolhedora.. A senhora que serviu, me chamava de niña o tempo todo, Quer coisa melhor?

E a sensação de liberdade, de estar em um cantinho do mundo, no norte da Espanha, no meio das montanhas, numa cidade medieval lendo e estudando, num centro que fica na antigua universidad, de comer três pinchos e tomar duas copas de vinho e ser chamada de niña é indescritível.

Queria colocar as fotos, mas não trouxe o cabo da camera... depois coloco...

2 comentários:

  1. ai amiga, q delicia!
    aproveita bastante ai.
    logo vc vai estar aqui, e vai fazer uma pessoa mto feliz...
    sinto muito sua falta.
    bjs e sdds

    ResponderExcluir
  2. Querida, estou aproveitando sim. Logo mais estou de volta e mataremos a saudade. Beijo grande, Carol

    ResponderExcluir